Imagem capa - Casamento celebrado por amigos, familiares ou pessoas muito especiais!  por Pequenos Detalhes Noivas e Debutantes
Cerimônia

Casamento celebrado por amigos, familiares ou pessoas muito especiais!

           Como andam os preparativos do seu casamento? Será uma grande festa, ou algo mais minimalista? Sua decoração, vestido, doces e assessoria, já foram definidos? Se sim, parabéns pela sua organização 

Se não, manda uma mensagem para a gente, que resolveremos isso em dois tempos! 😉

           Eu sei que te enchi de muitas perguntas para um primeiro parágrafo de um blog, então, só deixarei mais uma aqui, para irmos direto ao ponto: Já escolheu quem celebrará seu casamento?


            Cada vez mais, os casais têm optado por não contratar um juiz de paz, ou um celebrante social, para deixarem a sua cerimônia nas mãos de uma pessoa especial, que os conhece intimamente: um amigo. Entenda como “amigo” no sentido literal da palavra como, também, um padrinho/madrinha, irmão(ã), ou qualquer outro parente, ou relacionado. 

            Nós tivemos um casal {Renata e Rian}❤que tiveram sua cerimônia realizada por amigos de suas respectivas religiões e, quando eu perguntei para o Rian o motivo dessa cerimônia, ele me respondeu “Nós temos religiões diferentes. Eu sou cristão, ela é budista. Chamamos dois amigos que são muito ligados a essas religiões e fizemos uma cerimônia ecumênica.”

Mas o que essa decisão pode influenciar na cerimônia?

            O primeiro detalhe que deve ser levado em conta é que, se seu amigo não for juiz de paz, ou membro do clero autorizado para celebrar, sua cerimônia não terá efeito civil e/ou religioso, respectivamente. 

            Claro que, se eles forem autorizados a isso, nada os impedirá de celebrarem o casamento com todos os efeitos. (afinal, você terá a personalidade do casal com quem, realmente, convive com vocês, além de não se preocuparem em ter que formalizar tudo perante às autoridades responsáveis, religiosas, ou civis).

            O segundo detalhe é o que foi mencionado acima. Me perdoem os profissionais de celebrações (me incluindo nessa, também) pois, por mais que possamos entender os casais e passar sentimentos nas nossas celebrações, para casais que não precisam oficializar a união de maneira religiosa ou civil, ter um amigo para fazer essa celebração é uma ótima opção, pois ele passará aos noivos e convidados, todo o sentimento e recordações do casal. O Rian, mesmo, declarou sobre a cerimônia realizada pelos amigos que “Foi incrível! Eles sabiam da nossa história. Ficou algo muito natural. Tudo o que foi dito tinha um sentido para nós. Foi sensacional!”



            Entendam que, ao escolher um amigo para celebrar sua cerimônia, vocês estão passando uma responsabilidade grande para ele/ela. No caso do Rian e da Renata, eles explicam que “Ambos já tinham feito cerimônias desse tipo. O amigo cristão é muito próximo de nós e ficou emocionadíssimo”.

            Conversem bastante com quem será o eleito, tirem todas as suas dúvidas, combinem direitinho sobre o que será dito no momento, e como será dito. Por mais que seja uma pessoa do seu círculo de convívio, esse momento é único e deve-se evitar alguns tipos de piadas, menções e outras coisas que possam causar contrangimento à vocês, convidados, ou ao próprio amigo celebrante. E, claro, não deixem de notificar a sua Assessoria e Cerimonial, para que tudo possa ser alinhado de maneira correta no dia do evento, sem surpresas para nenhum dos lados!

            E para finalizar, apenas relembrando vocês: Pensem bem em quem irão convidar, tendo certeza de que ela é de sua confiança, para evitar surpresas. Alinhe todos os detalhes da cerimônia, para não correr risco de constrangimentos, deixe a equipe de Assessoria e Cerimonial que irá cuidar do seu Grande Dia ciente de tudo, para que eles possam organizar e garantir que tudo ocorra do jeitinho que vocês irão sonhar. E, por último e muito importante, um conselho direto do nosso casal Rian e Renata:  “Escolham pessoas que sejam bem próximas de vocês, que vocês tenham certeza de que farão isso pelo amor que sentem por vocês. A sensação é maravilhosa. É fundamental que a pessoa também tenha uma experiência em falar em público e que vocês conversem muito sobre o que desejam para a cerimônia, para evitar qualquer constrangimento.”



            Curtiu a postagem dessa quinzena? Fala para mim aqui embaixo que amigo você convidaria para ser o celebrante do seu casamento, e compartilha essa postagem com algum casal de amigos que estão pensando em fazer o mesmo tipo de cerimônia!!

            Fiquem na paz e até a próxima quinzena!!