Imagem capa - Como conviver em harmonia com as madrinhas de casamento? por Pequenos Detalhes Noivas e Debutantes
Madrinhas

Como conviver em harmonia com as madrinhas de casamento?

Quem é noiva, sabe que este assunto tira o sono de muitas por ai!

Mas afinal, por que é tão difícil conviver em paz com as madrinhas? Deveria ser uma coisa simples e fácil certo?










Mas nem sempre de fato é assim!


Quando elegemos as tão sonhadas madrinhas de casamento, desejamos que ela sejam as melhores conselheiras, as melhores amigas e que elas sejam aquelas pessoinhas que estarão juntinhas de nós a cada momento, vivendo cada detalhe e cada etapa do casamento. Se alegrando com nossas alegrias, secando nossas lágrimas e curtindo tudo conosco!


Mas nem sempre é assim, e pasmem... tenho avaliado alguns casos e a grande maioria das noivas, pela minha observação em 80% dos casos, acabam por se frustar já nos primeiros instantes após a escolha. 


Quando não surgem brigas, contrariedades sobre traje, cor, modelo, dizendo não para quase todas as escolhas da noiva, surge também a questão das madrinhas que simplesmente desistem do posto de madrinha! Sim, isso mesmo que você leu! 

É nesse momento que a escolha se transforma em um grande pesadelo, e deixa a noiva extremamente decepcionada, triste e desestruturada.


Mas lendo isso, acredito que uma pergunta venha logo em sua cabecinha... Por que esse tipo de situação acontece? Exatamente nesse momento tão especial para os noivos e principalmente para a noiva?


Podemos enumerar alguns aspectos:


- Empatia! Se nos colocarmos no lugar do outro, é mais fácil de entendermos o que a noiva e o noivo estão vivendo e sentindo nesse momento tão especial.


- Bom senso! Facilite o sim e dificulte o não, é uma via de mão dupla, analisar o cenário como um todo e tentar encontrar respostas e soluções que caibam no bolso, no gosto e na graça de todas, nem sempre é tarefa fácil, mas... com um pouquinho de paciência e gentileza, conseguem-se verdadeiras façanhas!!



Pensando nisso, depois de conversar com várias noivas que passaram por esta triste situação e, depois de ler bastante sobre este assunto, surgiu este post  com alguns principais motivos que levam a estes desentendimentos e as vezes, até ao fim de uma amizade.



* Da escolha ao convite oficial!


A noiva convida pessoas só para chegar ao número de casais de padrinhos que ela ou o casal idealizaram, sem priorizar a afinidade entre elas.
A noiva convida pessoas aleatórias que não são casais, deixando os parceiros dos respectivos de lado, o que pode causar um grande desconforto.
A noiva convida aquela "amiga" que se convida para ser madrinha, que na realidade, ela mesma nunca pensou em convidar mas que diante de tanto drama... ficou impossível de negar!



* A cor do vestido:


A grande vilã de todo processo: a escolha das cores, aqui está o principal motivo! Pois a noiva, passou horas e horas, idealizando as madrinhas naquela cor linda!! Todas felizes e deslumbrantes no altar! 


Só que na prática... o sonho se torna um terrível pesadelo!


Tudo isso porque...


Comprar ou mandar fazer um traje exatamente no tom escolhido pode ser muito caro.
Nem todo mundo se sente bem vestindo a cor escolhida, pois está gordinha, está magrinha, é muita clarinha, tem a pele muito escura...


Tem gente que não quer ir com a cor escolhida, não quer ir de longo, mas também não quer ir de curto, menos ainda ir de salto alto...


Por isso, o ideal é que na impossibilidade de uma negociação saudável, as madrinhas de um lado, possam facilitar e aceitar os desejos da noiva, afinal é um momento único, e depois elas poderão se desfazer do vestido, ou até fazer uma reforma!


Já a noiva, precisa agir com bom senso, obrigar a todas de forma a criar um clima de antipatia ou ser totalmente intolerante com algumas dificuldades encontradas falando-se sobre tom, que é uma das dificuldades reais, pode acabar por deixar tudo beirando ao impossível de acontecer! A própria noiva passa a ser a pessoa mais triste e mais frustada nessa história!


Já presenciei noiva que por ouvir tanta crítica de suas madrinhas, pela escolha da cor do vestido (nesse caso preto), simplesmente surtou e queria desistir de tudo, poucos meses antes do grande dia! Ela chegou a duvidar do seu próprio gosto, e estava colocando em terceiro plano a sua vontade, a sua opinião e o seu sonho! Então lá fomos nós, acalmar esse coração aflito!



* Situações financeiras:

Hoje em dia os valores se inverteram, e tem muita gente achando que madrinha é aquela pessoa que tem que bancar financeiramente alguma coisa, ou várias coisas, por obrigação!Não gente, não é legal estipular uma taxa de "participação" para cada madrinha! 


A madrinha, como falamos lá no início, é a pessoa escolhida para ser a conselheira, aquela melhor amiga, aquela que irá se alegrar com a sua alegria! Ser madrinha é vivenciar com amor e alegria este momento! Não faça sua escolha baseado-se em presentes, em status, em relações de interesse! Escolha a pessoa que, no futuro, você olhe para ela e veja ali uma pessoa que você continue a admirar, confiar e que em um momento difícil, tenha plena certeza de que ela estará disposta a te ajudar.



*Ciúme:

Sim... muitas vezes as madrinhas, se comportam de uma forma pouco racional, e acabam desenvolvendo um sentimento um tanto nocivo, o ciúme! Ela passa a desejar estar no lugar da noiva,  criticar, rejeitar e, por vezes, boicotar pouco a pouco o processo pré-casamento.
Entre algumas situações, já conheci madrinhas que nutriam uma paixão secreta pelo noivo, e por fim, não foram adiante com a missão madrinha!Também né gente? Nem deveriam que ter aceitado!Ou melhor... Se convidado!


Mas também existe aquela madrinha que tem ciume da noiva, é, da noiva! Ela sente ciúmde da noiva com as demais madrinhas, ela gostaria ser a única madrinha, e chega a questionar para que tantas! Ou ela pode ficar morrendo de ciúme, pois com o aproximar-se do grande dia, para ela, cada vez mais se aproxima o momento dela dizer adeus aquela amiga que irá se casar e iniciar um novo caminho, e que onde ela não será mais uma prioridade!



Complexo, né? E qual é a sua realidade? Comenta aqui e conta pra gente se você concorda! Como foi "ou como está sendo" a sua convivência com as madrinhas? A nossa noiva da foto é a Dany, e ela é um exemplo de madrinhas super em harmonia com sua afilhada. 


Beijos!